Empresa cria modelo de gestão para artistas terem mais independência na carreira

Empresa cria modelo de gestão para artistas terem mais independência na carreira

16 de julho de 2025 0 Por
Anúncios
Belo Horizonte(MG) 16/7/2025 – Eu acredito profundamente na força da música brasileira e no potencial de Minas Gerais como centro gerador de um novo mercado na indústria musical

Sediada em Belo Horizonte, a Fábrica Criativa preparou um espaço educativo, liberal e bem-estruturado que já acolheu mais de 500 artistas

Anúncios

Por muitos anos, o mercado da música foi guiado por uma cultura de agenciamento tradicional em que artistas dependiam de gravadoras para alcançar o sucesso. Com a chegada do streaming, esse modelo começou a mudar. As plataformas digitais deram aos músicos a chance de lançar suas próprias faixas de forma independente e global. Hoje, a nova geração já não vê a assinatura de contratos unilaterais como prioridade. O foco está em manter o controle da própria carreira e se conectar diretamente com o público.

Nessa direção, um novo modelo de negócio, nascido em Belo Horizonte, está procurando virar a lógica do mercado de cabeça para baixo, oferecendo uma alternativa estruturada para quem deseja viver da própria arte com autonomia. Quem encabeça esse movimento é a Fábrica Criativa, um ecossistema que ajuda o desenvolvimento da jornada profissional artística.

Anúncios

A proposta é dar ao músico tudo o que ele precisa em um só lugar. Desde plano de carreira até produção musical, gestão de redes sociais, marketing, lançamentos, formação profissional e estrutura física para se apresentar. Tudo isso com total liberdade de decisão, sem precisar assinar com gravadoras, nem abrir mão da própria identidade.

Anúncios

Ao longo dos últimos anos, esse movimento cresceu e potencializou a Fábrica Criativa. Hoje, são mais de 500 artistas ativos, milhões de ouvintes alcançados, turnês internacionais da África à Europa e músicas que chegaram ao topo das paradas brasileiras. A empresa também atua com formações gratuitas em comunidades, parcerias com bibliotecas e circuitos públicos. Seu espaço, localizado na região Sul da capital mineira, abriga estúdios, palcos e ambientes de criação e conexão para os artistas.

Por trás da iniciativa está Maria Laura Tergilene, uma empreendedora mineira formada em gestão e marketing em Londres, que decidiu unir educação, liberdade criativa e gestão inteligente para criar seu modelo próprio. “Eu acredito profundamente na força da música brasileira e no potencial de Minas Gerais como centro gerador de um novo mercado na indústria musical. O Brasil é o país do entretenimento, e Minas é um celeiro cultural com identidade, alcance e potência real. Nossa visão é levar essa solução integrada para artistas do mundo inteiro”, conta.

Um pouco mais na prática, cada artista passa por um estudo profundo de perfil, potencial e necessidades e, em seguida, recebe um planejamento exclusivo de carreira. O acompanhamento é constante, com atualizações baseadas nas demandas do mercado, nos lançamentos, no comportamento do público e nas estratégias digitais mais recentes. Dessa forma, o artista investe na própria carreira e continua sendo dono dela.

“Por muito tempo no mercado, a complexidade da operação musical costuma ser um entrave, mesmo para quem gostaria de investir na própria carreira. Com produção, marketing, distribuição, tráfego, jurídico, direitos autorais e posicionamento exigindo alto conhecimento, muitos artistas acabam travando. Para resolver situações desta espécie, é importante procurar por soluções descomplicadas e integrativas que possibilitam ao artista realizar seu sonho com estrutura de verdade”, completa Maria Laura.

A empresa também conta com um programa de bolsas para artistas de periferia, que já impactou centenas de talentos em situação de vulnerabilidade. Em 11 anos de atuação como ecossistema musical, a Fábrica Criativa já realizou dezenas de festivais, lançou carreiras inteiras e operou casas de show.

Nos últimos cinco anos, a empresa passou a focar fortemente na gestão de carreira artística, conquistando alto índice de aprovação dos artistas que hoje são os principais defensores do modelo. “É assim que tentamos tornar a Fábrica Criativa um ambiente de liberdade, educação e estrutura no mercado da música, uma nova referência para artistas que querem viver da arte com autonomia e resultado real”, finaliza Maria Laura.



Website: http://instagram.com/afabricacriativa/

Compartilhe:
Anúncios