Mais de 59% das 12.040 startups brasileiras atuam no B2B
2 de outubro de 2024Brasília 2/10/2024 – Entre 2000 e 2018, o país presenciou um crescimento constante no número de novas empresas de base tecnológica, passando de 365 para 1.164
Segundo apuração dos pesquisadores do Observatório Softex, os setores que mais concentram startups atualmente são os de Tecnologia da Informação (22,31%), Saúde e Bem-estar (13,44%) e Educação (13,06%)
De acordo com dados da terceira edição do “Relatório Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente”, produzido pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade, o Brasil contava em 2023 com 12.040 startups ativas, refletindo um cenário de empreendedorismo dinâmico, embora desafiador.
Entre 2000 e 2018, o país presenciou um crescimento constante no número de novas empresas de base tecnológica, passando de 365 para 1.164 o número de iniciativas abertas anualmente. No entanto, após 2018, houve uma queda acentuada, com o registro de apenas 147 novas startups em 2022.
Atualmente, 59,4% das startups brasileiras operam com o modelo de negócio B2B (Business to Business), com a maior concentração localizada na região Sudeste (32,95%), seguida pelo Sul (29,32%), Nordeste (25,77%), Norte (6,86%) e Centro-Oeste (5,10%).
Segundo a apuração dos pesquisadores do Observatório Softex, os setores que mais concentram startups atualmente são os de Tecnologia da Informação (22,31%), Saúde e Bem-estar (13,44%) e Educação (13,06%).
Além do ecossistema de startups, o estudo, que se baseia em uma inédita pesquisa de dados primários e também em números de fontes oficiais, oferece uma visão detalhada do setor de TICs, incluindo o cenário brasileiro, as tendências de mercado, o comércio exterior, a formação de profissionais, a caracterização das empresas, o mercado de trabalho e os esforços em pesquisa e desenvolvimento, ressaltando o papel crucial da TIC na economia brasileira.