Startup tira milhares de pessoas do transporte público
27 de janeiro de 2022São Paulo, SP 27/1/2022 – Tiramos milhares de pessoas do transporte público para um meio mais confortável e seguro”, Felipe Wasserman, diretor de marketing da Letz
Empresa de mobilidade urbana que começou a operar em meio à pandemia transporta funcionários da porta de casa até o trabalho como opção inovadora para organizações e usuários
Quem gostaria de passar um mês dentro de um ônibus em deslocamento pelo trânsito? Parece até prova de reality show. Mas essa é a realidade de quem vive em São Paulo. Uma pesquisa feita pela Ipsos, divulgada em maio de 2019, apontou que uma pessoa perde 32 dias por ano em trânsito, com um gasto de 02h07 para os deslocamentos diários. Além disso, em média, os usuários utilizam três modalidades de transporte durante a semana, intercalando ônibus, carro e a pé.
Foi pensando nessas dificuldades de mobilidade urbana que a Letz surgiu como uma solução inovadora para a intermediação do transporte de funcionários.
De acordo com levantamento realizado no final de 2021 pela Letz, a empresa já recebeu 8 mil downloads do aplicativo de motoristas e desde o início das atividades foram mais de 500 mil viagens, ou cerca de 12,5 mil km, representando 250 voltas na Terra e 20 idas e voltas até a Lua.
Em 2020, em meio à pandemia por conta da Covid-19, a startup iniciou suas operações e, desde então, vem mudando a rotina de mobilidade corporativa de milhares de trabalhadores em São Paulo e em cidades próximas, como: ABC, Barueri, Osasco e Guarulhos.
Marcelo Brandão, head de vendas B2B da Letz, conta que o aplicativo vem sendo buscado por muitas empresas que querem diminuir a exposição dos colaboradores aos vírus em circulação durante seus trajetos – ainda mais com a nova onda não só de Coronavírus, mas, de variantes de Influenza. As empresas estão também interessadas em oferecer uma melhora na qualidade de vida de seus profissionais em relação ao tempo que levam no deslocamento, já que por meio do aplicativo a média é de 55 minutos, tanto na ida para a empresa, quanto na volta para casa, o que está diretamente ligado ao aumento da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, das empresas que utilizam a plataforma.
“O aplicativo, pensado para o transporte de colaboradores, combina conforto e segurança, com a proposta de oferecer uma opção de transporte digno e econômico para ir ao trabalho. A Letz deu início em suas operações B2B devido a necessidade das organizações em proteger seus colaboradores. Ao contrário de muitas pessoas que puderam ficar no formato home office, uma grande parcela da população não tinha como trabalhar em casa devido à natureza de suas atividades”, explica o empresário Marcelo Brandão.
Como funciona? Na empresa a intermediação do transporte acontece por meio de carros compartilhados. Desenvolvido para acomodar de dois a três passageiros, o aplicativo utiliza tecnologia de roteirização para localizar passageiros que morem e trabalhem próximos uns aos outros, traçando uma rota otimizada com menor tempo e quilometragem durante os embarques e desembarques.
Para os funcionários, a comodidade está por todos os lados, já que um motorista parceiro da Letz, com ou sem carro próprio, busca todos na porta de casa, sem, sequer, necessidade de deslocamento até um ponto de encontro. Após todos os embarques, a linha da Letz segue diretamente para a porta do trabalho dos passageiros, que realizam as viagens todos os dias, nos mesmos horários, de ida e volta.
É uma solução para economizar, totalizando um custo menor do que o gerado por um carro próprio; ganhar tempo ao não ter que se deslocar para pontos de encontro ou aguardar carros de aplicativos individuais; e fugir do transporte público e seus problemas de segurança, higiene e conforto.
A Letz também oferece relatórios mensais para as empresas contratantes, possibilitando a supervisão de frequência dos funcionários, ajustes em horários e quantidade de veículos. Pelos benefícios relacionados ao conforto e segurança e por isentar as empresas de qualquer trabalho, gestão ou organização em relação às rotas, o serviço tem sido muito bem aceito em São Paulo, região atendida atualmente. Em breve a Letz deverá atender em outras áreas.
Felipe Wasserman, diretor de marketing e growth da Letz, fala sobre o aumento na operação.
“Não é de se surpreender que a Letz tenha crescido tanto e em tão pouco tempo, já que a demanda do transporte de funcionários é muito grande no Brasil, além das vantagens que o serviço proporciona, aumentando ainda mais as chances de o modelo de negócio crescer. Tiramos milhares de pessoas do transporte público para um meio mais confortável e seguro”, afirma Wasserman.
As empresas que desejarem conhecer o serviço da Letz para contratar o serviço para seus colaboradores e os trabalhadores que quiserem ser buscados em casa e deixados na porta da empresa todos os dias, podem acessar o site para um cálculo prévio de trajeto e valores e fazer contato para a contratação: https://www.letz.app/.
Website: https://www.letz.app/