Como a Twitch e as lives vem modificando a relação das pessoas com os games?

Como a Twitch e as lives vem modificando a relação das pessoas com os games?

19 de abril de 2022 0 Por Alan Henrique Pardo de Carvalho

*por Alan Carvalho, coordenador do curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta  

 

Com o início da pandemia e da quarentena, mais pessoas passaram a consumir serviços de streaming, já que as condições sanitárias não permitiam idas a cinemas ou eventos, por exemplo, o que contribuiu para um aumento no consumo de filmes, séries e shows de forma online.

Um estudo realizado pela RankMyApp indicou que houve um aumento em 300% nas buscas da Google Play Store e da Apple Store nos últimos dois anos. No início de 2020, período no qual a pandemia ganhou força no Brasil, o download desses aplicativos cresceu 75% na Play Store e esse aumento ficou claro já nos dois primeiros meses da quarentena.

Para se ter uma ideia melhor, em 2019 somente a Netflix estava presente no ranking de aplicativos de entretenimento mais baixados. Após o início da pandemia, dos cinco aplicativos mais baixados nessa categoria, quatro eram de streaming.

Além do crescimento dessa forma de entretenimento, os games também ganharam força na preferência dos brasileiros e pode-se pensar que uma plataforma que unisse games e vídeo teria tudo para ganhar o coração das pessoas também. Foi a partir daí que as plataformas de lives de jogos ganharam ainda mais espaço nos lares, em especial a Twitch.

A Twitch, plataforma online de streaming focada em jogos, no segundo quadrimestre (Q2) de 2020 ultrapassou cinco bilhões de horas assistidas, sendo um dos melhores resultados de crescimento Ee tendo alcançado a liderança no segmento nesse período, com mais de 67% de participação. Para que se tenha uma ideia, a segunda plataforma melhor colocada alcançou 20% do total de horas assistidas.

Esse sucesso da plataforma tem ligação também com o beta fechado do Valorant, FPS multiplayer da Riot Games, atrelado a Twitch. A parceria entre as duas empresas permitia acesso ao beta fechado vendo streams na Twitch, o que trouxe esse enorme aumento de audiência. Estima-se que foram assistidas mais de 543 milhões de horas de streams de Valorant na Twitch.

Apesar do foco da Twitch ser a transmissão ao vivo de jogos, incluindo competições de e-sports, a plataforma permite canais voltados a outros segmentos, como músicas e outros tipos de conteúdos, ambos vêm ganhando força e sendo assistidos cada vez mais. 

Twitch e música

Em busca de atrair novos públicos, a Twitch viu a música como uma boa ferramenta para essa expansão. Artistas como Pitty, D2 e a produtora Kondzilla utilizam a plataforma para realizar lives de shows e gerar uma programação exclusiva que aproxime ainda mais o público. Esse segmento tende a crescer na Twitch e ambos os lados ganham com essa união. 

Para Lucas Silveira, vocalista da Banda Fresno, a plataforma possui características que podem resultar em novas possibilidades de geração de receita até porque, na visão do vocalista, shows de rock são eventos de realização muito custosa o alcance da transmissão de um show por uma plataforma como a Twitch pode amplificar o alcance e a arrecadação por parte dos artistas.

Twitch e esporte

Atualmente, canais grandes, como o de Casimiro, transmitem jogos de futebol e eventos esportivos. Em 2022 houve uma parceria inédita entre o Campeonato Carioca e alguns canais da Twitch, onde os jogos passaram a ser transmitidos através da plataforma.  

Essa união também vem dando certo. Para se ter uma noção, no dia 6 de fevereiro deste ano, Casimiro transmitiu o jogo entre Flamengo e Fluminense, válido pelo Campeonato Carioca, e no pico da transmissão havia 265 mil visualizações, num total de mais de 600 mil pessoas tendo assistido ao jogo.

Competições de e-esports

Algo que sem dúvida faz a Twitch ser tão amada pelo mundo dos jogos são as competições transmitidas na plataforma. São diversas competições grandes do cenário, como Fortnite e Valorant, jogos que possuem milhões de jogadores no mundo todo e que vêm despertando cada vez mais a paixão dos brasileiros.

Além dos campeonatos grandes como os citados, também há campeonatos de FreeFire, muito jogado no Brasil e em alguns países. O jogo já foi responsável pela quebra do então recorde de espectadores simultâneos de uma transmissão em Português em fevereiro de 2021. Foram mais de 511 mil espectadores simultâneos de audiência, para o jogador Bak, na equipe LOUD na época, que realizou uma partida beneficente entre duas equipes do jogo.

A Twitch vem cada vez mais ganhando força no mundo e incluir esses novos nichos levam a plataforma a outro patamar, com cada vez mais pessoas assistindo as mais diversas lives que são disponibilizadas.

A plataforma é uma das responsáveis pela expansão da paixão por jogos online. As competições mexem com a paixão das torcidas, que cada vez ganham mais pessoas acompanhando e querendo jogar esses jogos.

Quando se une a paixão por jogar e a paixão por torcer há diversas vantagens. Os jogos ganham cada vez mais visibilidade, os jogadores começam a ver nos games uma forma de até se profissionalizar e as plataformas ganham espectadores cada vez mais fiéis.

Os números mostram que cada vez mais as pessoas estão criando a cultura de assistir a outras jogando e a competições de e-esports. Jogos como Valorant e League of Legends cada vez mais são acompanhados pelas pessoas e ganham torcidas em suas competições.

Hoje, vemos que as pessoas estão se apaixonando em acompanhar um determinado jogo, ultrapassando a ideia de apenas jogá-lo. Além disso, os jogos ficam cada vez menos solitários, afinal você pode ter milhares de pessoas assistindo alguém jogar e participando da gameplay, com dicas que podem ser úteis para avançar uma fase, por exemplo.

O streaming de jogos veio para ficar e ganhou força como entretenimento de vídeo. Com o avanço da indústria gamer, o cenário de plataformas como a Twitch tende a acompanhar esse avanço e contribuir no mesmo.