O Business por trás do BBB

O Business por trás do BBB

20 de janeiro de 2022 0 Por Priscila Guidini

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Por Priscila Guidini

Jamais julgue um livro pela capa. Antes que você diga algo como “BBB é fútil”ou “esse programa não agrega nada”, começo te dando uma notícia um pouco perturbadora: o Big Brother Brasil é o programa mais importante do país — tanto em audiência, quanto em questões financeiras!!!!

O reality gera muito conteúdo, por muito tempo, que é do interesse de uma parcela significativa da população. Pra você ter uma ideia, no ano passado, foram 40 milhões de espectadores diários.

Dessa forma, não dá pra negar a realidade: independente de qualquer opinião, as pessoas gostam — ou melhor, AMAM — o programa, e estarão ligadas em tudo o que acontecerá no reality durante seus 95 dias de duração. Essa enorme audiência faz com que a Globo possa cobrar valores altíssimos por publicidade. Veja como o preço da cota mais cara de patrocínio vem crescendo:

O modelo de negócio do BBB 

Da mesma forma que veículos de mídia, em geral, têm a publicidade como principal fonte de receita, o BBB é um programa que monetiza principalmente através de anúncios, com destaque para as cotas de patrocínio vendidas — cujo valor só aumentou nos últimos anos.

  • No BBB de 2020, foram vendidas 6 cotas de R$ 42 milhões. Desde lá, o programa mais do que dobrou o valor arrecadado através da venda de cotas de patrocínio. 
  • Os números não mentem, e não há como negar que a relevância do Big Brother é enorme. Mas, como os anúncios são bem caros, talvez você esteja se perguntando…

Vale a pena o preço?  

Aparentemente, sim. Todos os 8 patrocinadores que compraram cotas do BBB do ano passado renovaram nesta edição. Não por acaso, o programa aumentou o número de cotas de patrocínio — resultando no maior plano comercial da história do reality.

Além disso, o programa também possui cotas “dinâmicas” e “extra”, que são mais baratas e vendidas para marcas que buscam aparecer em festas, provas e ações individuais. A edição deste ano contará com empresas como Coca-Cola, 99, Doriana e Fiat, além de outras.

Como se não bastasse, há ainda os intervalos comerciais. Uma inserção de apenas 30 segundos na Globo, nas pausas do reality, sai por mais de R$ 500 mil. Em outras palavras, com apenas 3 comerciais já é possível pagar o prêmio do vencedor, que é de R$ 1,5 milhão.

Ou seja,

Se você trabalha com marketing ou comunicação, lidando com clientes, é importante ter ao menos uma noção do que está acontecendo na casa mais vigiada do Brasil, pois tem tudo a ver com a cultura e as conversas do país.

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