Atuação conjunta entre PMMG e PRF neutraliza ação do Novo Cangaço no Sul de Minas numa das maiores operações já realizada no país

Atuação conjunta entre PMMG e PRF neutraliza ação do Novo Cangaço no Sul de Minas numa das maiores operações já realizada no país

2 de novembro de 2021 0 Por Redação Em Notícia
Numa das maiores operações relacionada à Organização Criminosa “Novo Cangaço”, as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar de Minas Gerais (PMMG) conseguiram neutralizar, na madrugada deste domingo (31.10), a ação criminosa que visava atacar instituições financeiras na cidade de Varginha, no Sul de Minas.
Durante coletiva de imprensa, o Tenente-coronel Rodolfo César Morotti Fernandes, destacou que a partir de informações de movimentação de quadrilhas de roubo a instituições financeiras na região, os policiais foram deslocados para a cidade Varginha e iniciaram as buscas por informações que levassem ao paradeiro dos integrantes dessas quadrilhas. De acordo com o comandante do BOPE, a ação integrada foi precisa e nenhum policial ou cidadão de bem ficou ferido. “Com base em possíveis locais onde estariam escondidos, passamos a buscar sítios e chácaras com movimentações diversas. No momento da abordagem, fomos recebidos a tiros, sendo necessário revidar a injusta agressão”, destacou.
Durante o confronto, 26 integrantes da organização criminosa, fortemente armados, foram atingidos. Eles chegaram a ser socorridos, mas vieram à óbito. A operação contou com o apoio do Serviço de Inteligência, grupos especializados das duas instituições, e do 24º Batalhão de Polícia Militar.
No local foi encontrado um verdadeiro arsenal de guerra: fuzis, explosivos, coletes à prova de balas, roupas camufladas e carregadores municiados, além de vários veículos roubados, uma metralhadora de uso exclusivo das Forças Armadas e “miguelitos” (objetos perfurantes feitos com pregos retorcidos usados para furar os pneus das viaturas policiais).
O chefe da Comunicação Social da PRF em Minas, inspetor Aristides Junior, ressaltou que as duas instituições realizam constantes operações integradas e destacou a importância do Serviço de Inteligência na ação. “Com base nas informações da Inteligência, os grupamentos especializados das duas instituições foram mapeando as informações, o que evitou que a ação dos criminosos acontecesse”, pontuou. “São inúmeras as ações das Forças de Segurança que estão fortalecendo o trabalho policial e trazendo o melhor resultado para a população”, finalizou.

Operação Magia Negra

O combate aos roubos a bancos em Minas tem sido uma das estratégias utilizadas pela PMMG, inclusive com a realização de diversas operações dentro e fora do estado em atuação integrada com outras Forças de Segurança. No dia 26 de outubro, por exemplo, uma ação conjunta entre os Sistemas de Inteligência da PMMG e da Polícia Federal resultou na prisão de dois envolvidos na explosão a caixas eletrônicos no município de Pirapetinga, na Zona da Mata mineira, ocorrida no dia ocorrida em 09 de junho.
Na operação, denominada  “Magia Negra”, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara Única da Justiça Federal em Muriaé, na região do Morro do Alemão, no Complexo da Maré e na Favela Beira Mar, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.  Em data anterior, outros dois indivíduos já haviam sido presos envolvidos com o crime na cidade de Mendes, também no Rio.