Especialista fala sobre vantagens da cabotagem no Brasil

Especialista fala sobre vantagens da cabotagem no Brasil

18 de novembro de 2021 0 Por

18/11/2021 –

Adamo Bayer, Superintendente Comercial na Costa Brasil, fala sobre o transporte por cabotagem no país, principais vantagens e para quais categorias o modal é recomendado.

Cabotagem é o termo usado para se referir à navegação costeira que acontece entre portos em um mesmo país. O transporte dessas cargas é realizado através do mar e rios. Dados do BNDES afirmam que o modal detém média de 11% da matriz de transporte no Brasil, sendo o principal responsável pela movimentação de petróleo entre plataformas marítimas e o continente.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (Abac), no Brasil, houve um aumento de 10% da carga pelo modal, no primeiro trimestre de 2020. Adamo Bayer, Superintendente Comercial na Costa Brasil, fala sobre os motivos que levaram a esse aumento: “O transporte por cabotagem tem muitas vantagens, é um modal sustentável que contribui com a diminuição de impactos ao meio ambiente, tem menor consumo de combustíveis. É um modal mais seguro, oferece risco baixíssimo de roubos e avarias de cargas quando comparado com outros.” 

Adamo reforça também a alta capacidade de carga, pontualidade na entrega e o menor custo logístico: “A cabotagem é considerada um modal promissor e vem aumentando constantemente sua participação na logística brasileira. Contribui para um crescimento econômico mais eficiente e racional, reduzindo de forma considerável a quantidade de caminhões nas estradas e, consequentemente, o número de acidentes e custos relacionados. Ainda há um bom caminho, repleto de oportunidades, para que este modal marítimo seja cada vez mais reconhecido e valorizado.” 

Segundo o BNDES, o modal rodoviário corresponde a cerca de 75% de tudo que é transportado no Brasil, pois é a principal escolha de locomoção de grandes varejistas. Adamo fala sobre a posição das empresas referente a essa prioridade, e explica para que tipo de deslocamento a cabotagem é indicada: “A maioria das empresas possui a cultura do transporte rodoviário. É importante que mais empresas enxerguem a relevância da cabotagem para o país e a contribuição que ela possibilita ao meio ambiente e ao desenvolvimento econômico.”

Website: https://www.costabrasil.com.br/

Compartilhe: