Programa da NSK gera economia para indústria do setor sucroenergético

Programa da NSK gera economia para indústria do setor sucroenergético

28 de outubro de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Redução de custo é resultado de um serviço de análise especializada dos rolamentos em operação, aumentando a eficiência e a vida útil das peças

O AIP – Programa de Gerenciamento de Ativos da NSK vem reforçando sua importância com inúmeras histórias de sucesso, onde gera economia real para as empresas. Um dos cases mais recentes é a economia de R$ 5.181.151,36 proporcionada a um cliente do segmento sucroenergético.

O programa AIP é um serviço realizado pela engenharia da NSK e seus distribuidores autorizados, capacitados e certificados para a aplicação do programa. O AIP reúne diversas atividades técnicas que têm como objetivo otimizar rolamentos de máquinas e equipamentos para que operem no máximo de suas capacidades e com o menor desgaste, aumentando a produtividade e reduzindo consideravelmente os custos. Para isso, uma equipe de especialistas da empresa e da rede de distribuidores autorizados NSK mapeia o processo, revisa as aplicações com falhas recorrentes, sugere melhorias técnicas e cuida da implementação.

Este case do setor sucroenergético teve como proposta de valor a análise de falhas para aumento da confiabilidade e da vida útil dos rolamentos. Após a revisão, foram identificados pontos de melhorias, além de aplicada a tecnologia HPS, que possui uma maior capacidade de carga e maior limite de rotação.

Ao longo dos anos, o programa soma mais de 1.400 indústrias atendidas, com uma redução de custo total de aproximadamente R$ 224 milhões. Empresas de alimentos e bebidas, do setor automotivo, de celulose e papel, cimento, metais e siderurgia, mineração, químico e petroquímico, além da indústria em geral, já participaram do AIP e comprovaram seus benefícios.

Serviços oferecidos pelo programa:

Mapeamento

– Diagnóstico da Planta

– Auditoria do Almoxarifado e da Manutenção

– Conversão de Códigos

– Mapeamento das Aplicações

Seleção

– Revisão das Aplicações

– Suporte de Engenharia

– Conversão de Códigos OEM

– Diagnóstico e Análise da Condição

Treinamentos

– Introdução aos Rolamentos

– Tecnologia dos Rolamentos

– Análise de Falhas

– Melhores Práticas de Instalação e Remoção de Rolamentos

Inspeção

– Acompanhamento e Inspeção em Campo

– Análise do Modo de Falhas

– Análise Dimensional e de Materiais

– Análise de Lubrificantes

É possível conferir mais histórias de sucesso no site da empresa.

Website: http://www.nsk.com.br