O que é necessário saber para conseguir uma impermeabilização adequada

O que é necessário saber para conseguir uma impermeabilização adequada

1 de outubro de 2021 0 Por Redação Em Notícia

O arquiteto deve priorizar a escolha de produtos que reduzam o tempo de execução da impermeabilização, sempre optando pelos que possuem maior durabilidade

Mofos, fungos e manchas são problemas comuns decorrentes de infiltrações em imóveis que podem desencadear problemas mais graves à estrutura, mas que podem ser evitados quando há uma impermeabilização eficiente durante a realização das obras.

A realização de obras traz gastos, mas quando não há um planejamento adequado da execução das etapas da obra os custos podem subir consideravelmente. Uma das etapas que precisa ser bem planejada é a etapa de impermeabilização, isso porque um estudo realizado por Geovane V. Righi mostrou que o custo para executar uma impermeabilização é menor quando está previsto em projeto, mas pode custar até 15 vezes mais se for deixada para ser executada depois que a infiltração surgir e o usuário final do imóvel já estiver habitando o local.

A impermeabilização eficiente evita corrosão das armaduras de aço usadas na obra, economia financeira, mais durabilidade e conservação da estrutura esteticamente, além de contribuir com a saúde, pois torna os ambientes mais adequados à preservação de doenças respiratórias.

Porém vale ressaltar que a impermeabilização só traz esses benefícios quando acontece de forma eficiente e um dos requisitos para que a eficiência ocorra é a execução do sistema de impermeabilização com produtos de qualidade.

Neste sentido é fundamental enfatizar que a qualidade do produto é determinada por alguns critérios que servem de referência para o profissional que está responsável pela obra escolher qual marca será utilizada, entre esses critérios temos o tempo de execução da impermeabilização, onde o profissional deve optar por produtos de fácil aplicação e mais rapidez na secagem, como também deve optar por escolher marcas que são conhecidas no mercado, com experiências e projetos internacionais e grande porte, isso porque tendo em vista que o produto foi utilizado em obras de grande porte e é utilizado inclusive por profissionais de outros países essa é uma característica que comprova a qualidade do produto e a eficiência da obra que está sendo realizada é mais propícia de acontecer.

Segundo Felipe Scripilliti, Coordenador Técnico da Mapei Brasil,

a escolha desses produtos para impermeabilização deve seguir também outro critério: “O arquiteto deve priorizar a escolha de produtos que reduzam o tempo de execução da impermeabilização, sempre optando pelos que possuem maior durabilidade“.

Isso porque quando se opta por um produto de com maior durabilidade evita-se que haja constantes manutenções e com isso os grandes esforços e paralisação das operações são evitados, havendo assim ganho de tempo e redução de gastos.

O famoso dizer “Prevenir é melhor do que remediar” é uma realidade quando falamos das infiltrações, portanto sempre tenha o processo de impermeabilização como uma das prioridades do projeto que você está executando para que a vida útil da estrutura seja prolongada e consequentemente haja êxito e qualidade do projeto que será entregue ao cliente.

Website: https://www.mapei.com/br/pt-br/pagina-inicial?utm_source=dino&utm_medium=organico&utm_campaign=impermeabiliza%C3%A7%C3%A3o

Compartilhe: