Por que planejar ações no “figital” é a chave para o sucesso do varejo

Por que planejar ações no “figital” é a chave para o sucesso do varejo

3 de agosto de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Gouvêa Ecosystem e Engage VM focam em soluções para melhorar o relacionamento com os clientes e os resultados nos ambientes digital e físico

Grande parte dos brasileiros, durante a pandemia, migrou para compras digitais e aumentou o volume desse tipo de gastos nesse período. É o que aponta a pesquisa realizada em junho de 2021 pela consultoria MOB INC, na qual 97% dos entrevistados dizem ter aumentado seu volume de consumo por meios digitais.

O objetivo da pesquisa foi entender os impactos da crise sanitária nas vendas por sites e aplicativos de e-commerce e delivery, além da ideia de investigar quais traços de comportamento dos consumidores permanecerão nesse ambiente de negócios após o período de isolamento. Um deles, bem visível aos olhos dos grandes varejistas, é o fenômeno conhecido como “figital”, que mescla compras realizadas em meios físicos e digitais.

Na esteira do cenário atual, como é possível fomentar novas oportunidades de negócios, com o intuito de provocar, ampliar conexões e estimular o relacionamento entre marcas e pessoas no ambiente ‘’figital”? Norteada por esse pensamento, a Gouvêa Ecosystem (por meio de sua unidade de Consultoria – Gouvêa Consulting) acaba de firmar parceria com a Engage VM, escritório especialista em visual merchandising e projetos de experiência de consumo.

Liderada por Fernando Vieira, profissional com mais de 20 anos de experiência no varejo e passagens por HP, Nike e GEP, a Engage possui uma carta de soluções que vão desde o planejamento estratégico de retail marketing, consultoria de visual merchandising até projetos de revitalização dos layouts de lojas. Entre os clientes atendidos pelo escritório se destacam as marcas como Fila, Oakley, Montblanc e Mac.

Para Alexandre Machado, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, o principal objetivo da parceria é oferecer as empresas do segmento de consumo e varejo diferentes soluções e novas possibilidades de negócios com os seus clientes impulsionadas pela realidade do comportamento “figital”.

“Queremos gerar novas experiências e estimular o relacionamento contínuo entre as marcas e seus públicos nos ambientes digitais e físicos. Para isso, combinamos a experiência da Gouvêa em serviços de consultoria de negócios com as especialidades da Engage, de modo a oferecer ao mercado estratégias e soluções inovadoras”, afirma.

Variedade em estratégias e soluções

Com a missão de conciliar áreas e visões no enfrentamento das demandas atuais, sempre com foco no diferencial competitivo e estratégico, a parceria entre Gouvêa Consulting e Engage VM possibilita a execução de uma gama de novas inciativas com base no diagnóstico, planejamento e transformação dos negócios.

Para isso, apresenta aos clientes uma variedade de soluções que passam por diversas vertentes. Entre elas, a redescoberta e atualização do negócio (Branding Design), experiências e soluções tecnológicas para garantir a jornada de compra dos clientes diferenciada e sem fricção (Retail Experience), jornada de compra não linear e em qualquer momento, com agilidade e suporte (Retail Omni) e o entendimento das diversas personas e rotas percorridas antes do processo de compra (Journey Map).

De acordo com Fernando Vieira, fundador e diretor de novos negócios da Engage VM, o crescimento do consumo no formato híbrido impôs uma nova pauta estratégica às empresas. Hoje, as organizações que não fazem análise, nem se relacionam continuamente com os clientes através das redes sociais e, muito menos, planejam ações de forma estratégica no e-commerce e nos pontos de venda, estão fadadas ao fracasso.

“Por isso nossa preocupação não está somente em apresentar ao mercado soluções para agilizar entregas ou provocar novas sensações dos consumidores nas lojas físicas. Queremos fomentar a importância da troca de informação constante com nossos públicos, de modo a gerar novas estratégias e ações para transformar novos negócios em desafios”, ressalta.

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

A Engage VM é um escritório de visual merchandising e projetos de experiência de consumo com mais de oito anos de atuação no mercado. Atua também nas áreas de branding, designer e arquitetura, tendo desenvolvido consultoria e projetos para marcas como Natura, Montblanc, Mac, Oakley, Fila, Santander, Centauro e World Wine, entre outras.

Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
fabio.barros@gsmd.com.br

Website: http://www.gouveaecosystem.com

Compartilhe: