Editora Emeritus inicia atividades em meio ao crescimento de demanda por livros digitais

Editora Emeritus inicia atividades em meio ao crescimento de demanda por livros digitais

22 de junho de 2021 0 Por Redação Em Notícia

São Paulo, SP 22/6/2021 –

Durante a pandemia do novo coronavírus, pesquisadores fundam Editora Emeritus, que busca promover divulgação científica com foco em livros digitais.

A Editora Emeritus inicia suas atividades e pretende publicar livros digitais para a comunidade acadêmica. A participação das livrarias exclusivamente virtuais no faturamento das editoras registrou crescimento de 84%, segundo dados apresentados na Pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ano-base 2020”, desenvolvida pela Nielsen Book, Câmara Brasileira do Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

O cenário favorável no âmbito digital contrasta com o impacto do fechamento temporário de lojas físicas no país, gerando um faturamento total “de R$ 5,2 bilhões em 2020, o que significa um decréscimo de 8,8% em comparação a 2019”.

Propósito – Rafael Vergili e Fabiana Grieco, fundadores da Editora Emeritus, enfatizam que o principal objetivo é realizar projetos editorais para a comunidade acadêmica, inicialmente para os pesquisadores da área de Comunicação, promovendo a divulgação científica em âmbito nacional.

A motivação para criar a Editora partiu da observação das dificuldades enfrentadas por estudiosos ao buscarem a publicação de seus trabalhos.

Rafael Vergili ressalta que “essa foi uma lacuna percebida desde a época da Graduação, em que a oportunidade de publicar artigos científicos, por exemplo, era definida apenas pela titulação do autor ou da autora, o que, no meu ponto de vista, dificulta o amadurecimento acadêmico”.

Os fundadores da Editora Emeritus concluíram o Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2017 e começaram a planejar a criação da Editora no final de 2019, em função de diversas experiências vividas no ambiente acadêmico.

Publicações – O Conselho Editorial da Emeritus é formado apenas por pesquisadores com Doutorado. A Editora publica e-books com artigos inéditos e Anais de eventos acadêmicos, realiza adaptações de Monografias, Dissertações e Teses para o formato de livro digital, além de promover parcerias com organizadores, instituições e grupos de pesquisa.

A Editora Emeritus está com duas obras em fase de finalização para lançamento: “Geração Streaming: Novas Formas de Comunicação” e “Perspectivas midiáticas e de educação na contemporaneidade”.

Mais informações:
https://www.editoraemeritus.com.br/

Website: https://www.editoraemeritus.com.br/

Compartilhe: