Fábulas para tratar temas como democracia, cidadania e diversidade nas escolas

Fábulas para tratar temas como democracia, cidadania e diversidade nas escolas

25 de novembro de 2021 0 Por

25/11/2021 – As Fábulas do Douradinho aprofundam nossa reflexão sobre temas que acredito serem fundamentais para um mundo mais equilibrado.

Projeto de Educação Ambiental e incentivo à leitura lança Fábulas para estimular o pensamento crítico das crianças nas escolas. As animações estão disponíveis de forma gratuita no YouTube com 8 episódios

As professoras do Brasil agora podem contar com uma ferramenta para ajudar a apresentar aos alunos conceitos importantes como cidadania, democracia, diversidade e regeneração ambiental. A primeira temporada da série animada “Fábulas do Douradinho”, com oito episódios, baseada em poemas do autor Thiago Cascabulho, já está disponível no canal do Projeto Douradinho no YouTube.

A série é mais um braço do Projeto, programa de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa dos rios, com quase 20 anos de estrada – em 2021 atuando por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“É missão do Projeto Douradinho a regeneração e proteção do meio ambiente, em especial dos rios e matas ciliares. Fazemos isso por meio de produtos culturais, incentivando a leitura e o pensamento crítico. As Fábulas do Douradinho aprofundam nossa reflexão sobre temas que acredito serem fundamentais para um mundo mais equilibrado”, diz Thiago Cascabulho.

Junto com os episódios da série – animada e ilustrada por Halisson Gama e com músicas originais de Bianco Marques – as educadoras vão encontrar para baixar gratuitamente no site do projeto o livro de poemas “Fábulas do Douradinho”, e vídeos analíticos que poderão auxiliar as professoras em atividades para as salas de aula. Considerando a proximidade das eleições, e discussões cada vez mais frequentes sobre os temas citados, se faz necessário utilizar de metodologias diferentes para trabalhar com as crianças.

Para Ana Cecília Furtado, o projeto tem sido um acalento. A professora conheceu o projeto em 2019 por meio de uma colega de estudos, e iniciou as atividades com os alunos do maternal pouco antes da pandemia começar. “Durante a pandemia foi possível alcançar não só as crianças, mas também os pais dos alunos, e foi possível estabelecer um diálogo sobre a importância da conservação das águas, bem como dos ecossistemas brasileiros, sempre com o propósito de usar a educação ambiental como instrumento de transformação social. Não vejo a hora de conhecer e poder usar essas fábulas!”

Também no site do Projeto Douradinho qualquer pessoa interessada poderá acessar gratuitamente o livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, cartilhas pedagógicas, vídeos informativos como o “Cenário da Água Doce” e o curso EAD do projeto, que gera certificado de 4 horas autenticado pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).
O Projeto Douradinho é destinado a educadoras e alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil.

Série e livro “Fábulas do Douradinho”: https://www.projetodouradinho.com.br/fabulas

Website: https://www.youtube.com/channel/UCpDOv3GD_WNAXPpOoYPXegw

Compartilhe: