40 dias para o Enem: hora de revisar conteúdos importantes para a prova

40 dias para o Enem: hora de revisar conteúdos importantes para a prova

15 de outubro de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Professor do Colégio Sigma, em Brasília, dá dicas de como manter o ritmo dos estudos e se preparar para o exame

Faltam um pouco mais de 40 dias para o Enem. O primeiro dia de provas será em 21 de novembro, com as disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Redação. Já no dia 28 de novembro, os estudantes irão resolver questões de Matemática, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O momento agora é de começar a revisar as matérias que podem ser cobradas no exame. O coordenador da Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, Robson Lucas Caetano, conta que os jovens precisam ter foco, disciplina e organização para não acumular os conteúdos. “Não existe o tempo ideal para estudar. O aluno precisa encontrar o equilíbrio entre o descanso e o estudo”, afirma. “É preciso manter um ritmo para reforçar a memória de longo prazo”, finaliza.

O professor separou algumas dicas importantes para os estudantes nessa reta final de preparação:

1 – Escolha um ambiente adequado para estudar
É fundamental não ter distrações, por isso, é importante manter aparelhos eletrônicos desligados, como se estivesse em sala de aula física. O jovem deve combinar com os pais para que eles não o interrompam durante os momentos de concentração.

2 – Dedique mais tempo aos conteúdos nos quais tenha mais dificuldade
É necessário que o aluno tenha disciplina para separar algumas horas dentro do tempo de estudo para dar atenção aos temas em que tenha mais dificuldade. Cada um tem seu tempo para absorver o conteúdo, se deixar acumular só porque não gosta ou acha complicado, é muito pior.

3 – Faça resumos e resolva as provas de exames de anos anteriores
Toda anotação feita em sala de aula pode ajudar na hora do estudo. Além disso, resolver provas de anos anteriores ajuda a revisar conteúdos, entender o estilo da avaliação e ainda controlar o tempo de prova.

4 – Atualize-se sobre o que está acontecendo no mundo diariamente
É importante que o jovem crie o hábito da leitura de jornais e portais de notícias. Além de enriquecer o vocabulário, ajuda a criar argumentos e a ter senso crítico para elaborar um texto. Além disso, hoje existem diversos podcasts e conteúdos interativos na internet que podem ser aliados no momento do estudo.

5 – Tenha um tempo para descansar
Procure fazer intervalos após um longo período de estudo para se alimentar e descansar. A mente precisa de descanso para assimilar tudo o que foi estudado e recarregar as baterias. E, nos finais de semana, reserve um tempo para passar com a família, com os amigos, para assistir uma série na TV, jogos ou uma soneca; e caso queira ou precise estudar, não utilize a mesma carga horária da semana.

Compartilhe: