Compósitos: pesquisa do Top of Mind começará no dia 04/10

Compósitos: pesquisa do Top of Mind começará no dia 04/10

29 de setembro de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Resultados serão conhecidos no dia 09/12, por meio de um vídeo que será postado nas redes sociais da ALMACO

O levantamento que apontará os vencedores do Top of Mind da Indústria de Compósitos 2021 terá início no dia 04/10. Principal prêmio da indústria brasileira de compósitos – um tipo de plástico de engenharia -, o Top of Mind contempla 28 categorias, entre matérias-primas, processos e equipamentos.

A novidade da edição deste ano será a categoria “Projeto”, que premiará o transformador de compósitos cujo trabalho foi selecionado por uma banca de especialistas no material. “Os projetos serão sugeridos por fabricantes de matérias-primas que fazem parte do nosso quadro de associados”, explica Erika Bernardino Aprá, presidente da ALMACO.

Por meio de votação eletrônica e espontânea, representantes da cadeia produtiva dos compósitos e consumidores finais escolherão as empresas mais lembradas em cada categoria. No dia 09/11, a ALMACO anunciará os nomes das três mais votadas e, em 09/12, a associação divulgará em suas redes sociais um vídeo com a relação de vencedores.

O Top of Mind da Indústria de Compósitos 2021 é uma ação apoiada pelas seguintes empresas: INEOS Composites, LyondellBasell, Owens Corning e Texiglass.

Crescimento de 11% em 2021

Depois de um 2020 com queda de 4,6% no consumo brasileiro de compósitos, a expectativa da ALMACO para este ano é de crescimento de 11%, totalizando 230 mil toneladas de compósitos – em valor, R$ 3,377 bilhões (+16%). “A construção civil permanece aquecida, assim como a demanda de indústrias que lidam com processos altamente corrosivos, ambientes nos quais os compósitos se destacam por conta da elevada resistência química”, avalia Erika.

Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro -, os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química, bem como pela versatilidade. Estão presentes em aplicações no setor de transporte, construção civil, saneamento básico, químico e náutico, entre outros.

Website: http://www.almaco.org.br

Compartilhe: